Blog

Pueri Expo abre espaço para promover a conscientização sobre a prevenção de acidentes com crianças

Koelnmesse e ONG Criança Segura organizam ações para divulgar entre visitantes e expositores maneiras de prevenir acidentes entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos. Atualmente, essa é a principal causa de morte da população dessa faixa etária no Brasil.

Entre os dias 26 e 29 de maio, durante a Pueri Expo - Feira Internacional de Negócios em Puericultura, a ONG Criança Segura vai divulgar e esclarecer aos visitantes e expositores do evento sobre a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos de idade. No Brasil, os acidentes, ou lesões não intencionais são hoje a principal causa de morte de crianças dessa faixa etária e representam uma séria questão de saúde pública no país. “É de suma importância que pais, empresas e lojistas do setor estejam em sintonia com a causa. Teremos um balcão onde ofereceremos informações aos participantes da feira, além disso no dia 27 de maio faremos uma palestra sobre a importância de lojistas e fabricantes de itens de puericultura incoporarem a prevenção de acidentes à imagem de suas marcas“, afirma Gabriela Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

De acordo com Gabriela Freitas, é preciso reforçar a importância dos produtos de puericultura, como chupetas, berços, carrinhos, cadeirinhas para o carro etc, seguirem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e terem a certificação compulsória pelo Inmetro. “Não temos números específicos sobre acidentes relacionados ao consumo desses produtos, porém acompanhamos os dados gerais do DATASUS (base de dados do Ministério da Saúde) e sabemos que diariamente perdemos 12 crianças no Brasil para acidentes. 40% desses casos ocorrem no trânsito, 25% são afogamentos e 18% é por sufocação. Já para as internações, quase metade delas acontece por quedas“, informa Gabriela.

Ainda segundo a coordenadora da ONG, os acidentes são a principal causa de mortalidade infantil de 1 a 14 anos no Brasil. A boa notícia é que 90% dos casos são evitáveis, por meio, entre outras coisas, de mudanças de comportamentos. Ela acredita que isso só é possivel através da articulação de diversos atores como organizações da sociedade civil, influenciadores digitais, empresas, lojistas, órgãos públicos, pais etc. “A Pueri Expo será uma ótima oportunidade de formação de alianças em prol de mais segurança para nossas crianças“.

O diretor geral da Koelnmesse Brasil, Cassiano Facchinetti, também ressalta o objetivo da parceria. “A Pueri Expo, como única feira totalmente dedicada ao setor de puericultura no Brasil, tem o compromisso de servir como palco de desseminação de informações para que a segurança da criança seja preservada. Mais de 6 mil lojistas visitam nosso evento e eles precisam ter a certeza de que estão revendendo produtos de qualidade“. Além da parceria com a ONG Criança Segura, a Pueri Expo também abrirá espaço para a Aldeia Infantis, uma organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

A Pueri Expo acontece entre os dias 26 e 29 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. É a única feira exclusiva para o setor de puericultura no Brasil, inspirada na “Kind+Jugend“, que acontece em Colônia, na Alemanha, e é referência mundial. No Brasil, o evento ocorre simultaneamente à FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê, a maior feira de moda infantil da América Latina, que celebra neste ano seu 25º aniversário.

Atrações

Neste ano também estão programadas várias atrações na Pueri Expo e na FIT 0/16 como o espaço de tendências Pueri Expo, em que os expositores apresentam seus lançamentos em uma vitrine na entrada da feira, o Fórum com palestras gratuitas, a Semana de Moda FIT Fashion Collection, com desfiles das principais tendências da coleção primavera-verão 2018, entre outras atividades para os visitantes. Além das atrações organizadas pela Koelnmesse, os visitantes poderão participar no primeiro dia da feira, pela manhã, do Congresso de Puericultura, organizado pela editora EP Grupo, que publica a mídia oficial da Pueri Expo e a revista “Zero a Três“.

LOGO KOELNMESSE

 

Koelnmesse organizes four trade fairs in Brazil: The International Show for Baby and Children Wear FIT 0/16, held twice a year in São Paulo - simultaneously to Pueri Expo - an event inspired by the largest fair for children's items in the world, ´Kind + Jugend´in Cologne (Germany), which had its debut in June 2016,.. Read More

Newsletter

Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input
Invalid Input