O uso das cores como atrativo de vendas
O impacto das cores no comportamento das pessoas é incrível e podem afetar comportamentos que influenciam nas vendas como: sentir-se entusiasmado, animado, ou relaxado conforme for o foco da sua loja.
Especificamente no mundo infantil, cores alegres e uma boa ambientação ajudam a conseguir a atenção das crianças.
O primeiro passo é decidir qual tema seguir de acordo com o estilo e identidade visual da marca, se ela segue um estilo mais divertido por exemplo, as cores podem ser mais vibrantes.
Há um estudo de Psicologia de como as cores em um ambiente pode interferir no comportamento de uma criança, algumas delas são:
Azul – aumenta a criatividade e estimula um ambiente mais fresco e relaxante. Não deve ser utilizado em excesso, pois também pode deprimir ou invocar sentimento de tristeza. É uma cor muito interessante para tentar manter a criança menos agitada, porém ainda interagindo no ambiente da loja. Pode ser utilizado por exemplo, em um espaço reservado para a criança desenhar enquanto espera os pais finalizarem as compras.
Verde – A cor da abundância, pode relaxar e contribuir para uma melhor saúde em crianças.
Roxo – esta é uma cor muito indicada para crianças pois chama sua atenção e aumenta a concentração. As crianças pré-adolescentes têm preferência pela cor roxa então é uma boa opção para essa faixa etária.
Amarelo e tons alaranjados – são as cores da felicidade para as crianças. Amarelo estimula a inteligência e é ideal para uso em quartos de crianças, salas de estudo e áreas de lazer. O laranja pode ser usado para pensamento crítico e a memória. Não devem estar em abundancia, pois pode agitar as crianças e deixa-las estressadas ou hiperativas.
Outro ponto importante para a escolha das cores é a faixa etária, os tons pastéis são mais indicados para uma loja de bebês, enquanto uma loja de brinquedos pode adotar cores mais alegres como verde limão e o rosa pink por exemplo.
O ideal é que o uso das cores esteja em pontos estratégicos, nos objetos, tapetes, ou um painel colorido nas paredes menores, para chamar atenção mas não “ofuscar” a mercadoria e não deixar que o excesso de cores seja incomodo para os clientes.
Consulte a PR+ Arquitetura & Interiores. Com um stand de consultoria na Pueri Expo, avaliarão fotos do seu espaço e te darão dicas preciosas!
Agende sua consultoria pelo e-mail: [email protected]
0 comentários em “O uso das cores como atrativo de vendas”